sexta-feira, 11 de maio de 2007

7º Ano- Persas

Os persas são um povo que habita a Pérsia, no território correspondente à atual República do Irã, na Ásia. Os persas existem como um pequeno povo de nação distintas desde a antigüidade. Os persas formam um grupo étnico que descende dos arianos, um povo indo-europeu que migrou para a região da Pérsia a partir da Ásia Central, no inicío do primeiro milênio a.C. Sua língua é chamada persa, ou farsi. Cerca de 51% da população atual do Irã são da etnia persa. Outras estimativas chegam a colocar essa parcela em 70%. Existem minorias persas também no Afeganistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. Muitas outras etnias existem no Irã, incluindo grupos arianos não-persas, como os gilaki; as etnias de ascendência turca, como os azerbaijanis, curdos, e turcomanos; árabes e algumas outras minorias.

Religião
A religião dos persas foi, durante muito tempo o zoroastrismo, baseado na divisão dualista entre o Bem e o Mal.
Na Idade Média, os persas foram convertidos ao Islamismo, predominando a corrente Xiita.


Arquitetura Persa

A arquitectura persa recebeu influência assíria, babilônica, egípcia e grega. Toda a vasta produção artística (arquitetura, baixo-relevo, alto-relevo) é fruto da fusão das concepções artísticas dos povos com os quais entraram em contato. A arquitetura foi a arte mais desenvolvida, onde se destacam as construções do "Palácio de Ciro", e o "Palácio de Dario", em Persépolis.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tia Beth,


Adorei o texto sobre o reino persa e além de ter voltado e aprofundado mais sobre a matéria da sala,como:a religião dos persas)(Zoroatrismo)e muitos outros...

bjs
Orlando de Carvalho do Nascimento
Instituto Santa Teresa
7 ano

Mariana Martins disse...

BetinhahHH..

gostei mto do texto..
compreendi agora o q naum estava
entendendo mto bem..
adorei!!!

Bjaum!!!

Mariana Martins
Colégio São Joaquim
7º Ano

Anônimo disse...

Bethhhhh ;D
Alem de compreender melhor a cultura persa acho essa idéia muito criativa, pois interage com os alunos on-line!!!!
bju
:-*
Leticia Cartolano
Instituto Santa Teresa
7ºAno

Anônimo disse...

tia beth,
goste muito da sua ideia, de falar sobre os persa, pois sabemos polcas coisas sobre os persas.E adimiro seu trabalho e sua dedicaçao pra ensinar o melhor e do melhor geito para que os alunos saibam mais.
bjs
matheus soares
7ano