quinta-feira, 12 de abril de 2007

Rota da Seda 7º ano



Rota da Seda 7º ano


Rota da Seda (chinês tradicional: 絲綢之路; chinês simples: 丝绸之路; pinyin: sī chóu zhī lù, persa راه ابریشم; Râh-e Abrisham, turco: İpekyolu, quirguiz: Jibek Jolu) era uma série de rotas interconectadas através da Ásia do Sul, usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. Eram transpostas por caravanas e embarcações oceânicas que ligavam comercialmente o Extremo Oriente e a Europa, provavelmente estabelecidas a partir do oitavo milénio a.C. – os antigos povos do Saara possuíam animais domésticos provenientes da Ásia – e foram fundamentais para as trocas entre estes continentes até à descoberta do caminho marítimo para a Índia. Conectava Chang'an (atual Xi'an) na China até Antioquia na Ásia Menor, assim como a outros locais. Sua influência expandiu-se até a Coréia e o Japão. Formava a maior rede comercial do Mundo Antigo.
Estas rotas não só foram significativas para o desenvolvimento e florescimento de grandes civilizações, como o Egito Antigo, a Mesopotâmia, a China, a Pérsia, a Índia e até Roma, mas também ajudaram a fundamentar o início do mundo moderno. Rota da seda é uma tradução do alemão Seidenstraße, a primeira denominação do caminho feita pelo geógrafo alemão Ferdinand von Richthofen no século XIX.
A rota da seda continental divide-se em rotas do norte e do sul, devido à presença de centros comerciais no norte e no sul da China. A rota norte atravessa o Leste Europeu (os mercadores criaram algumas cidades na Bulgária), a península da Criméia, o Mar Negro, o Mar de Mármara, chegando aos Bálcãs e por fim, a Veneza; a rota sul percorre o Turcomenistão, a Mesopotâmia e a Anatólia. Chegando a este ponto, divide-se em rotas que levam à Antioquia (na Anatólia meridional, banhada pelo Mediterrâneo) ou ao Egito e ao Norte da África.
A última estrada de ferro conectada à rota da seda contemporânea foi completada em 1992, quando a via Almaty-Urumqi foi aberta.
A rota da seda marítima estende-se da China meridional (atualmente Filipinas, Brunei, Sião e Malaca) até destinos como o Ceilão, Índia, Pérsia, Egito, Itália, Portugal e até a Suécia. Em 7 de agosto de 2005, foi confirmado que o Departamento do Patrimônio Histórico de Hong Kong pretende propor a Rota da Seda Marítima como Patrimônio da Humanidade.

A expansão mongol na maioria do continente asiático ocorreu entre 1215 e 1360, auxiliada pela estabilidade política trazida pelo re-estabelecimento da rota da seda (vis-à-vis Karakorum). Em meados do século XIII, um explorador veneziano chamado Marco Polo tornou-se um dos primeiros europeus a percorrer a rota da seda em direção à China. Os ocidentais obtiveram mais conhecimento do Extremo Oriente quando Polo documentou suas viagens em Il Milione. Ele seguiu os passos de numerosos missionários cristãos que foram para o leste, como William de Rubruck, Giovanni da Pian del Carpini, Andrew de Longjumeau, Odoric de Pordenone, Giovanni de Marignolli, Giovanni di Monte Corvino, e outros viajantes como Ibn Battuta ou Niccolo Da Conti. Bens luxuosos foram comercializados de um revendedor para outro, da China para o ocidente, resultando em altos preços nas mercadorias.



Mapa Fra Mauro, Veneza, 1549

Junco chinês e navios atlânticos e mediterrâneos. Ilustração do Mapa Fra Mauro
Ver artigo principal: Tecnologia medieval.
Muitas inovações tecnológicas do oriente da época serícea dão a impressão de terem sido filtradas pela Europa. O período da Alta Idade Média européia viu grandes avanços tecnológicos, incluindo a adoção direta de inovações seríceas, como a impressão, a pólvora, o astrolábio e o compasso, e sustentando de muitas maneiras o desenvolvimento do Renascimento europeu e da Era da Exploração.
Mapas chineses como o de Kangnido e a cartografia islâmica parecem ter influenciado o aparecimento dos primeiros mapas-múndi práticos, como os mapas de De Virga ou Fra Mauro. Giovan Battista Ramusio, um contemporâneo, declara que o mapa de Fra Muro é "uma cópia aperfeiçoada do mapa trazido de Cathay por Marco Polo."
Muitos juncos chineses também foram observados por estes viajantes, sendo que haviam se equipado com o ímpeto para depois se desenvolver em navios maiores na Europa.
"Os navios, chamados juncos, que navegavam estes mares carregando quatro mastros ou mais, muitos dos quais poderiam ser levantados ou abaixados, e possuíam de 40 a 60 cabines para os mercadores e somente um timoneiro." (texto retirado do mapa Fra Mauro)
"Um navio carrega um complemento de mil homens, sendo seiscentos destes marinheiros e quatrocentos soldados, incluindo arqueiros, escudeiros e besteiros, que atiram nafta. Estas embarcações são construídas nas cidades de Zaytun (ou Zaitun, hoje Guangzhou; 刺桐) e Sin-Kalan. A embarcação tem quatro conveses e contém quartos, cabines e salões para mercantes; uma cabine possui compartimentos e um lavatório, e pode ser trancada por seus
Os grandes exploradores: Europa adentra a Ásia

Representação do comércio na rota
O desaparecimento da rota da seda seguindo o fim dos Mongóis foi um dos principais fatores que estimularam os europeus a alcançar a India e a China através de outra rota, especialmente pelo mar. Enormes lucros seriam obtidos por qualquer um que concluísse um rota comercial direta com a Ásia.
Quando alcançou o Novo Mundo em 1492, Cristóvão Colombo (segundo boatos) desejaria criar outra rota da seda até a China. Foi alegado que um dos grandes desapontamentos das nações ocidentais foi encontrar um continente do meio, antes de reconhecer o potencial da América.
O desejo do comércio direto com a China foi também a principal razão por atrás da expansão dos Portugueses, que fizeram a volta na África por volta de 1480, seguido pelas potências Holanda e Grã-Bretanha no século XVII. Depois, no século XVIII, a China era costumeiramente considerada umas das civilizações mais prósperas e sofisticadas da Terra, apesar de sua renda per capita ser muito baixa comparando-se com a da Europa Ocidental. Gottfried Leibniz repercutiu sobre a percepção de predomínio na Europa antes da Revolução Industrial: "Tudo que é esquisito e admirável provém das Índias Orientais. A população instruída reparou que não há no mundo todo comércio comparado com o da China." (Leibniz)
No século XVIII, Adam Smith declarou que a China foi é uma das mais prósperas nações do mundo, mas tem estagnação persistente, os salários sempre foram pequenos e as classes baixas eram particularmente pobres.

14 comentários:

Unknown disse...

Oi tia Beth!!!!
Ficou D+ seu blog.E oq eu + gostei foi sua fotinha no final...hehe...Xiusqe!!!!
Então vamo flar do textos.
Bom vc achou muitas curiosidades q não vimos na apostila,como O desaparecimento da rota da seda seguindo o fim dos Mongóis,e outras.
o mapa tbm estava muito legal mostrando claramente os caminhos percorridos pela rota da seda.
Resumindo:é mais facil eu pegar as matérias aki do q no livro...hehehehehehe.Mas a sua explicação é melhor!!!
Parabéns
ASS:Geovana Mara 7ºano

Anônimo disse...

Tia Beth, adorei o seu texto sobre a Rota da Seda e tamém gostei de como foi descoberta a Seda.
E pensei, "Naquele tempo como a Seda era valorizada."

Nome: Orlando de Carvalho do Nascimento
Ano: 7ano
Colégio: Instituto Santa Teresa.

Anônimo disse...

tia beth o blog ficou muito bom!!!!
nesse texto eu aprendi sobre as cidades que a rota da seda ajudou a desenvolver,os lugares por onde passava,e que ajudou a fundar o fundamentar o mundo moderno.

Nome= Matheus Molina
Ano= 7ano
Colegio= Instituto Santa Teresa

Anônimo disse...

Oi tia Beth...

Gostei muito do texto, os caminhos que a seda passou,a seda era transportada por caravanas e embarcações oceânicas que ligavam comercialmente o Extremo Oriente e a Europa, provavelmente estabelecidas a partir do oitavo milénio a.C. – os antigos povos do Saara possuíam animais domésticos provenientes da Ásia – e foram fundamentais para as trocas entre estes continentes até à descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Essa frase tirei do texto mais apredi minhas dúvidas sobre esse assunto se acabaram...

Tchau...Bjoss :-*

Isabela 7º ano Instituto Santa Teresa

Anônimo disse...

tia beth,
Seu blog ficou super legal!!!
vi nesse texto o caminho de Marco Polo com a seda.
O desaparecimento da rota da seda com os mongois.

Matheus Soares dos Reis
7 ano
Instituto Santa Teresa

Anônimo disse...

Achei muito interessante como começou a Rota da Seda, eo seu caminho, e como as cruzadas ajudaram

Nome:Daniel José Lins Leal Pinheiro
7ano
Intituto Santa Teresa

Anônimo disse...

oi tia beth......
gostei bastante do seu blog....
gostei tambem da sua fotinha no final!!!!
auhauihiuauiah

gostei muito do texto da rota da seda!!!
algumas das coisas que aprendi foram:
o desaparecimento da rota da seda seguindo o fim dos mongois, etc...
o mapa tambem esta muito legal. ele mostra direitinho o caminho percorrido pela rota da seda!!!
na minha opniao, nesse texto que voce tem no seu blog é melhor do que aqueles da apostila!!!!

Quer uma dica para seu blog????

uma vez por mes, voce, depois de ter deixado todos aqueles textos, pode fazer uma prova sobre os textos que voce deixou pelo mes e para respondermos as questões voce as deixa no seu bolg e nos respondemos ou como comentario no blog ou atraves do e-mail!!!!!

espero que essa ideia te ajude!!!!

ass:Federico Geronimi
Instituto Santa Teresa
7° ano

Anônimo disse...

oi, tia beth...

Gostei muito do seu blog e da materia,ficou super legal...

Gostei como começou a rota da seda e do caminho que ela percorreu,gostei das cruzadas,como a seda era transportada,...

uma sugestão...

você poderia deixar tarefas e provas aqui!


thau!!!

bjs


mariana borderes motta 7ºano
instituto santa teresa

leonardo disse...

beth,achei tão legal a matéria que vc colocou sobre as revoltas e as revoluções,um abraço leonardo

Anônimo disse...

oi tia beth!!!!!!!!!!!!!
gostei muito do texto da rota da seda!!!!
algumas coisas que eu aprendi foram:
o desaparecimento da rota da seda seguindo o fim dos mongois, etc...
o mapa tambem esta muito legal. ele mostra direitinho o caminho percorrido pela rota da seda!!!

o seu blog ficou muito bom!!!!

Ass:Allan Felipe Nascimento
ano:7° ano N°02
Escola: Instituto Santa Teresa

Unknown disse...

Oiee Beth..
Td bem??
gostei do seu blog..
a gente vai assistir o filme terça feira??
bjaum!!
Marina 7º ano
C. Sao Joaquim

Unknown disse...

oiee beth aquele texto e so pra ler ne nao precisa fazer resumo nao
abraco....

Unknown disse...

sou do 9 ano marcos que cabou de mandar um recado pra vc nao to entendendo se e pra fazer resumo do texto sobre russia o e so pra ler... me responde abraco...

Anônimo disse...

Oi tia beth
Achei D+ o seu blog
uffff....
consigui termina de ler
rsrsrsrrsrs
espero que muitas e muitas pessoas saibam ad história e de como ela é importante!

Beijos

Gabriela Méndez 6° ano EF II