quinta-feira, 6 de setembro de 2007

7º Ano - Os Romanos



A fundação da cidade

O centro de Roma durante o Império.
Roma desenvolveu-se na Península Itálica , região de solo fértil, com a costa recortada, limitando-se ao norte com a Europa centro-ocidental através dos Alpes.
Quando Roma foi fundada, a Península Itálica era ocupada pelos gauleses, ao norte; pelos etruscos e latinos,ao centro, e pelos gregos, ao sul - a Magna Grécia. Desses povos, os mais importantes para a formação de Roma foram os latinos, habitantes do Lácio, que viviam divididos em várias tribos, e os estruscos, habitantes de Toscana (Etrúria).
Roma foi fundada no Lácio, por volta do ano 1000 a.C. Ao que tudo indica, foi inicialmente um centro de defesa latino contra os ataques constantes dos etruscos.

A origem lendária
Tem-se, todavia, a versão lendária da fundação de Roma, relatada por Tito Lívio em sua "História de Roma" e reforçada na obra Eneida, pelo poeta romano Virgílio, segundo a qual Enéias, príncipe troiano filho de Vênus (mitologia), fugindo de sua cidade, destruída pelos gregos, chegou ao Lácio e se casou com uma filha de um rei latino.
Seus descendentes, Rômulo e Remo, foram jogados por Amúlio, rei de Alba Longa, no rio Tibre. Mas foram salvos por uma loba que os amamentou, tendo em seguida encontrados por camponeses. Conta ainda a lenda que, quando adultos, os dois irmãos voltaram a Alba Longa, depuseram Amúlio e em seguida fundaram Roma, em 753 a.C. Após desentendimentos, entretanto, Rômulo matou o irmão e se transformou no primeiro rei de Roma.


O Império cristão
O Império Romano passou a tolerar o cristianismo a partir de 313 d.C., com o Édito de Milão, assinado durante o império de Constantino I (do Ocidente) e Licínio (do Oriente), no mesmo dia em que ocorreu o casamento de Licínio com Constantia, irmã do imperador da porção ocidental do Império. Com este édito, o cristianismo deixou de ser proibido e passou a ser uma das religiões oficiais do Império.

As divisões administrativas do Império Romano em 395, sob Teodósio I.
O Cristianismo tornou-se a única religião oficial do Império sob Teodósio I (379-395 d.C.). Inicialmente, o imperador detinha o controle da Igreja. A decisão não foi aceita uniformemente por todo o Império; o paganismo ainda tinha um número muito significativo de adeptos. Uma das medidas de Teodósio I para que sua decisão fosse ratificada foi tratar com rigidez aqueles que se opuseram a ela. O massacre de Tessalônica devido a uma rebelião pagã deixa clara esta posição do imperador. Um dos conflitos entre a nova religião do Império e a tradição pagã consistiu na condenação da homossexualidade, uma prática comum na Grécia antes e durante o domínio romano.

A divisão
Depois da morte de Teodósio, o Império dividiu-se em dois (o Império Ocidental e Oriental). O Império Ocidental foi a parte invadida pelos bárbaros e tinha como capital Roma. O Império Oriental tinha como capital Constantinopla.

O fim do Império Ocidental
Ver artigo principal: Queda do Império Romano
O Império Romano do Ocidente sofreu invasão dos povos bárbaros (qualquer povo não-romano ou não-dominado-pelos-romanos) e, já enfraquecido internamente, não conseguiu guerrear, vindo à ruína o maior e mais bem formado Império de todos os tempos. Após a ruína, a capital do Império foi transferida para Constantinopla, no Império Oriental.

5 comentários:

Unknown disse...

gabrielle I.S.T. 7ºANO
Eu adorei o seu blog e valeu a pena porque eu estudei muito e me completo mais,
valeu tia beth.
bjus

Anônimo disse...

Eu achei muito legal a matéria sobre os romanos e dos hunos e etc...
E tmbem eu achei muito legal como Roma desenvolveu-se na Peninsula Italica,e quando Roma foi fundada os primeiros habitantes foram os gauleses,etruscos,latinos,e os gregos....
Isso foi o que eu(VINICIUS) e meu amigo Joselito entendemos!!!

I.S.T. 7ºANO

Orlando Nascimento disse...

Adorei a matéria dos romanos pois pude aperfeiçoar meus conhecimentos sobre este povo, seu estilo de formação de cidadde é muito estranho, mas fazer o que, é a sua cultura!!!
Adorei seu blog, ficou mt bom
bjs!!!
Orlando C. Nascimento
7º ano do IST

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Com o assunto sobre a fundaçao da cidade de Roma Como ja timos visto Quando Roma foi fundada, a Península Itálica era ocupada pelos gauleses, ao norte; pelos etruscos e latinos,ao centro, e pelos gregos, ao sul - a Magna Grécia. Desses povos, os mais importantes foram os latinos.
Tambem podemos dizer que Roma era a capital do cristianismo e com isso surgiu um dos feitos mais importantes da histori as cruzadas.agora eu estou com uma duvida e eu acho que ela esta certa
Ja que pode ser que Pedro Alvares Cabral pertencia a Ordem de Cristo as caravelas tinham a cruz vermelha, a mesma cruz que estava na roupa dos cruzados entao era por isso que se chamava Cruzada do Descobrimento, para descobrir terras e propaga a fe.

Marcelo de Almeida
7º Ano
IST